11 de novembro de 2015

Para ambientalista, condomínio na Fonte Sônia prejudica o Atibaia e nascentes da Serra dos Cocais


O Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza hoje, as 18hs, na Prefeitura de Valinhos, uma reunião para apresentação do Estudo Preliminar do Empreendimento Residencial Quinta das Águas (Loteamento Fonte Sônia).

O ambientalista e dirigente da Associação Amigos da Serra dos Cocais, Dalmace Capell Neto, alerta que a reunião é aberta ao público e deverá estar presente para acompanhar o desdobramento desta questão que vem causando grande preocupação junto à população valinhense.

Com exclusividade para o Pé de Figo, Dalmace emitiu a seguinte nota:

Lendo as matérias sobre as contrapartidas do loteamento da Fonte Sonia parece que será um excelente projeto, porém em nenhuma delas estão contando o preço que teremos que pagar com este empreendimento.

Serão mais de 1.200 lotes impermeabilizando o topo da Serra dos Cocais, o loteamento fica em cima de duas barragens de abastecimento de água da cidade de Valinhos, com certeza o impacto na produção de água será grande, aliás, água que está em falta.


“O loteamento é péssimo para a saúde do rio Atibaia, além de consumir mais água, vai prejudicar as nascentes que são sub-bacia de recarga deste já limitado rio.”

É uma péssima troca para Valinhos, trocar água limpa e barata da Serra dos Cocais, por água suja, quase um esgoto do Atibaia, com custo elevado para o tratamento. Quem vai pagar este custo é a população.

Concordo que a Fonte Sonia tem que ser o que sempre foi, um parque – hotel, voltado totalmente para o turismo. A prefeitura de Valinhos é capaz de fomentar os investidores para um grande projeto turístico ecológico para a região, sem a necessidade de mais urbanização em massa para viabilizar este projeto.

Fonte: pedefigo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário